Falar de E.R.P. para nós da Microgestão é falar do nosso dia a dia. Para evitar termos complexos como M.R.P., P.C.P., Mark-up, Lead Time, First In, First Out, vou exemplificar com a linguagem mais simples possível.
Em momentos que a economia do país esta em baixa as empresas devem tomar muito mais cuidado com os investimentos, com seu capital de giro e com os níveis de estoque pois dinheiro parado em produto de baixo giro pode comprometer o fluxo de caixa. Para tanto o E.R.P Microgestão pode ajudar e servir como ferramenta de consulta antes da tomada de decisão.
Por exemplo, se a empresa tem um bom cadastro de produtos segmentados com no mínimo duas quebras como grupo e subgrupo ele pode ir até o E.R.P. Microgestão e tirar um relatório de lucratividade ou um relatório de curva ABC para saber quais os itens mais vendidos e destes quais dão mais lucro, saber o giro por período (Diário, semanal , mensal ou trimestral) para planejar o quanto deve ser comprado de qual item, e planejar até a compra da matéria-prima necessária para produzir o determinado item levando em conta o ciclo de produção, tempo de chegada das matérias primas compradas, processos externos, até que o item chegue ao estoque final e esteja pronto para ser comercializado.
As consequências de produtos parados sem necessidades fazem as empresas entrarem em descontos de títulos no banco a juros altos o que acaba comprometendo o lucro e fazendo a empresa entrar em crise.
Claro que não existe uma formula mágica porem a boa gestão da empresa faz com que ela passe por estes momentos difíceis com mais cautela e espere por dias melhores que logo virão.
Nós da Microgestão desenvolvemos E.R.P. a mais de 25 anos, e nosso produto não para de crescer, pois são mais de 150 parceiros de negócios, que nos fazem ter um sistema adaptável a cada segmento, a cada negócio de cada um de nossos parceiros.
Escrito por: Fabio Maciel Ribas
Negócios e Relacionamentos
Microgestão Sistemas Ltda.
Cel.:(19) 9 9837 – 0097